O Maine Coon
Origem
A origem da raça e seu nome tem várias, por vezes fantásticas, histórias explicativas. Uma delas conta que um gato doméstico solto nas florestas do Maine cruzou-se com um guaxnin, resultando em uma ninhada com as características do Maine Coon.
Apesar de isto ser biologicamente impossível, esta história, alimentada pela cauda cheia e a coloração similar a do guaxinim, pode ter levado a adoção do nome 'Maine Coon'. Outra história é o gato ter ganho tal nome em homenagem a um capitão de navio chamado Coon que teria sido o responsável pela chegada do mesmo ao litoral do Maine.
A maioria dos criadores hoje em dia acredita que a raça tenha se originado em cruzamentos entre gatos de pelo curto nativos e europeus de pelo longo, provavelmente Angoras.
Comportamento
A maior característica do Maine Coon e o seu porte gigante aliado a docilidade extrema.
Meigo e companheiro se dá bem com outros gatos e animais de estimação como cães.
A pessoa que tiver a grata satisfação de ter um Conie nunca se sentirá sozinha, pois eles adoram interagir com o dono, seguindo-os por todos os cantos da casa. Para um Maine Coon o convívio com seres humanos é muito importante e prazeroso, apesar disso eles não são de pedir colo e podem ser desconfiados com pessoas que não conhecem.
Características Físicas
Maine Coons são uma das maiores raças de gato doméstico. A média de peso de machos e fêmeas castrados precocemente fica entre 6 e 9kg.
A altura de adultos pode chegar a 41 cm e o comprimento de até 1,10 m, incluindo a cauda, que por sua vez atinge um 36 cm e é longa, afunilada e com muito pêlo, quase semelhante a uma cauda de guaxinim.
Maine Coons possuem uma forma do corpo retangular e demoram a amadurecer fisicamente; seu tamanho total potencial, assim como a exuberância de sua pelagem, normalmente não é alcançado até que eles tenham de três a cinco anos de idade, enquanto outros gatos levam cerca de apenas um ano.